A Fé na era do ceticismo: Como a razão explica as crenças divinas.
Recentemente li um ótimo livro e gostaria de indicar aqui. Não farei uma resenha aos moldes acadêmicos, mas apenas uma indicação bibliográfica. O livro The reason of God foi traduzido para o português pela editora Campus, de caráter secular (o que torna o cristianismo mais presente na sociedade e literatura – isso é muito bom). Observei apenas um único erro, que se repete outras vezes, quando “orar” é traduzido por “rezar”, nome não usado pelos protestantes. Tirando isso, o restante está muito bom.
Tim Keller é pastor da Reedemer Presbyterian Church em Manhattan, New York. É uma igreja que se caracteriza pela postural dialogal com a cultura, bem voltada para missões urbanas, sem perder os distintivos reformados e presbiterianos. Ele é doutor e já serviu no magistério teológico. É casado com Kathy e tem três filhos. Em português, havia somente um artigo seu no livro A Supremacia de Cristo em um Mundo Pós-Moderno (Org. John Piper e Justin Taylor) publicado pela CPAD. Agora segue o primeiro livro de Tim Keller em português.
Nesta obra, ele mostra sua preocupação com o ceticismo em NY, seu ambiente ministerial, apresentando o cristianismo em sua beleza com argumentos plausíveis e claros. Sua tese é de que o cristianismo tem argumentos e que somente o Evangelho preenche o vazio do ser humano. Ele escreve passeando pela filosofia e pelo conhecimento humano usando também C.S Lewis e Jonathan Edwards. Ele procura ser o mais fidedigno possível ao evangelho fugindo dos extremos, a saber, o legalismo-moralismo e o relativismo libertário. Fazendo isso ele critica tanto os liberais quanto o excesso do fundamentalismo norte-americano.
Ele divide a obra em duas partes: na primeira, O salto da dúvida, é apresentado os desafios e questionamentos atuais ao cristianismo. Ele é a fé verdadeira? Como Deus sendo bom, permite o sofrimento e envia pessoas ao inferno? A ciência desacreditou o cristianismo? A Bíblia deve ser interpretada literalmente? Ainda que tenha uma posição claramente evangélica acerca de tais questões, Keller salienta sobre a seriedade para com essas questões.
Na segunda parte, os Fundamentos da Fé, ele então apresenta o Evangelho em sua beleza e poder com foco nos eventos pascais.
O livro é uma excelente apresentação do Evangelho de Jesus Cristo aos desafios da pós-modernidade. Foi uma excelente leitura!

,

4 Comentários até agora.

  1. Jonas Braga says:

    Juan, estou lendo esse livro, e pensei comigo mesmo: "O Juan já deve ter lido esse excelente livro", afinal você tá por dentro de tudo, rsrsrsrs...

    Assino embaixo, cara, leitura muito proveitosa.

    Jonas

  2. Grande Jonas,

    valeu pela visita. Rapaz, o materia é excelente mesmo. E ainda publicado por uma editora secular. Que Deus use em nossa pátria para levar seus eleitos cativos a Cristo.

    Gde abraço.

  3. Rodrigo says:

    Olá! Estava pesquisando sobre Tim Keller e cheguei a seu blog. Gostaria de pedir um favor, talvez você possa me ajudar!

    Estou traduzindo um vídeo, a pedido de um amigo que trabalha com Missões, que contém uma palestra de Tim Keller. No vídeo, alguém da plateia e o próprio Tim mencionam "defeater beliefs". Eu gostaria de saber se nesse livro, em português, essa expressão foi traduzida. É que acho que seria interessante manter a mesma nomenclatura, daí a minha preocupação. Não tenho o livro, então não tenho como checar essa informação.

    Enfim, desculpe o incômodo, aguardo seu contato. Muito obrigado!

    rodrigoteca-info arroba yahoo do Brasil

  4. Emerson says:

    Eu adquiri este livro é excelente. Ótimo exemplar da soberba safra de bons livros apologéticos a virem por aí.

    Visitem meu canal pois vou fazer resenha dele: www.youtube.com/logosapologetica